A 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa teve sua abertura oficial nesta quinta-feira, 21, no auditório da Estácio Unimeta, em Rio Branco. Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.
Realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedi), o evento, que se estende até esta sexta, 22, tem objetivo de fomentar o diálogo e a construção coletiva de políticas públicas que garantam o envelhecimento com dignidade, autonomia e segurança.
Com a presença de delegações dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa dos 22 municípios acreanos, na cerimônia de abertura, a governadora em exercício do Acre e também titular da SEASDH, Mailza Assis, destacou o papel ativo dos idosos na sociedade e a importância de ouvir suas demandas com atenção e respeito.
“Esta conferência é um espaço democrático fundamental. Envelhecer com dignidade e cidadania é um direito. É ouvindo vocês que conseguimos planejar um Estado mais justo, inclusivo e preparado para as transformações do tempo. Valorizamos cada passo de quem já construiu tanto pela nossa sociedade acreana”, afirmou.
Aos 79 anos, o aposentado Tupinambás Lima, o seu Tupi, também destacou a importância da conferência:
“Acredito que vão ‘sair’ mais direitos e cuidados garantidos para nós, além de conscientizar as pessoas jovens”.
O grupo Carimbó da Alegria, da Associação Social e Cultural dos Idosos e Familiares do Estado do Acre (Ascifea), com mais de 240 associados, fez uma apresentação.
Mailza destacou ainda que a integração intersetorial reforça o combate a todas as formas de violência, negligência e discriminação. “Falar da política da pessoa idosa é reafirmar que envelhecer não pode ser sinônimo de abandono”, frisou, lembrando que a SEASDH tem atuado com implementação de ações alinhadas ao Estatuto do Idoso e à Política Nacional da Pessoa Idosa.
Entre as iniciativas desenvolvidas, está a ampliação da Rede de Proteção Social Básica e Especial, que oferece acompanhamento e apoio às famílias, o fortalecimento dos Conselhos Municipais do Idoso e do Conselho Estadual, atividades de inclusão social e o combate à solidão, com atividades culturais, esportivas e lazer.
Também participaram do evento o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Pedro Longo; os deputados estaduais Adaildo Cruz e Afonso Fernandes; e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Ruth Araújo, além de representantes da Defensoria Pública e Ministério Público Estadual.
Mín. 23° Máx. 37°