
Uma criança de 4 anos foi vítima de afogamento na tarde desta segunda-feira (26), no km 1 do Ramal do Canil, região da Vila Acre, Segundo Distrito de Rio Branco.
A criança, que é autista e não verbal, estaria em sua residência quando os familiares perceberam a porta aberta. Em seguida, notaram que ela havia saído, possivelmente para brincar. Com a forte chuva registrada no último domingo, o açude existente na propriedade — localizada na zona rural — transbordou e ficou completamente alagado.
Sem perceber a gravidade da situação, a criança acabou caindo na água e se afogando. Ao sentirem a ausência do menino, os pais iniciaram as buscas. Nesse momento, a irmã da criança avistou o irmão se debatendo na água e gritou por ajuda. O pai pulou imediatamente no açude e prestou os primeiros socorros, enquanto familiares acionavam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Duas ambulâncias foram enviadas ao local, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado. A ambulância de suporte básico chegou primeiro e conseguiu estabilizar a vítima, não sendo necessária a atuação da equipe de suporte avançado.
A criança foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco e entregue à equipe da emergência pediátrica, com quadro clínico estável e sem gravidade.
Mín. 22° Máx. 27°
