De acordo com o TRE, esse processo grava em mídias de carga os programas oficiais das urnas, que contêm dados essenciais para a votação, como informações sobre eleitores, seções e candidatos.
Essas mídias serão inseridas nas urnas distribuídas nas seções eleitorais de todo o estado.
O desembargador Júnior Alberto, presidente do TRE, explica que esse procedimento garante que as urnas fiquem preparadas com os nomes dos candidatos a prefeito e vereador que tiveram seus registros deferidos.
O processo poderá ser estendido até o dia 24 de setembro; porém, poderá ser finalizado antes, caso todas as mídias sejam geradas antecipadamente.
Entre os dias 25 e 29 de setembro, haverá outra cerimônia pública em todas as zonas eleitorais do estado para a preparação das urnas.
Essas urnas serão mantidas em local seguro até o dia 6 de outubro, quando serão utilizadas na votação.
Estão previstas mais de 2 mil urnas para todo o estado, sendo aproximadamente 883 destinadas somente ao município de Rio Branco.
Se houver segundo turno na capital, uma nova geração de mídias será realizada.
O TRE garantiu que continuará com a ampla divulgação do processo, assegurando a transparência com o acompanhamento de fiscalizações.
A cerimônia de geração de mídias inclui três formatos: mídia de carga, que contém informações necessárias para a preparação das urnas; mídia de votação, usada para armazenar os votos durante as eleições; e mídia de resultado de votação, preparada para gravar os resultados das seções eleitorais.
Mín. 24° Máx. 44°