Os responsáveis pela iniciativa foram Cleidiane Herculano, Monaria Bandeira, Janaina Facco e Reginaldo Ribeiro, que trouxeram o temal"A criminologia em diálogo com a sociologia e a antropologia: impactos e desafios da lei de drogas".
O objetivo central da palestra foi levar essa discussão vital para alunos de classes mais vulneráveis, buscando conscientização e reflexão sobre um assunto que permeia complexidades sociais profundas. A escolha do tema reflete a preocupação dos organizadores em abordar os múltiplos olhares que envolvem a questão das drogas, integrando perspectivas da criminologia, sociologia e antropologia.
Cleidiane Herculano, uma das organizadoras do evento, compartilhou sua experiência no evento. "Participar da organização dessa palestra foi um marco significativo na minha jornada acadêmica. Ver o engajamento dos participantes e sentir o impacto das discussões na busca por prevenção foi um processo profundamente gratificante. Foi como se todos os elementos se unissem para dar completude à nossa iniciativa, com parcerias valiosas como a do PROERD, representado pelo Tenente Gabriel e pela Soldado Alexandra, a psicóloga Letícia Montenegro de uma clínica de reabilitação, e o Conselho Penitenciário do Estado do Acre, representado pelo Professor Fábio", disse Herculano.
A palestra contou com contribuições importantes de instituições e pessoas parceiras, com perspectivas práticas e teóricas sobre os desafios impostos pela lei de drogas.
Uma das doações de parceiros, foi do Deputado Federal Coronel Ulysses e da própria Faculdade Unama, que possibilitaram o sorteio de brindes entre os alunos participantes, tornando o evento ainda mais especial.
Os organizadores agradeceram especialmente à gestora Francicléia Barroso do Colégio EJORB, pelo apoio fundamental para a realização do evento.
Segundo Cleidiane, a experiência não apenas agregou valor à sua formação acadêmica mas também a deixou mais motivada para os desafios futuros.
A discussão sobre drogas envolve aspectos multifacetados que afetam diretamente comunidades vulneráveis. Abordar esse tema sob uma ótica interdisciplinar permite uma compreensão mais profunda dos impactos sociais e das possíveis estratégias de prevenção e intervenção.
Ver essa foto no Instagram
Mín. 22° Máx. 35°